Os muçulmanos que falam a língua de Jesus

O aramaico, a língua que Jesus Cristo falava, está à beira da extinção, mas, no norte da Síria, em povoações devastadas pela guerra civil e que chegaram a estar reféns de grupos terroristas, as cerca de 18.000 pessoas que a falam lutam para a salvar do esquecimento.

Velhos e crianças, cristãos e muçulmanos, os habitantes da localidade montanhosa de Maalula, a 50 quilómetros a norte de Damasco, sentem-se orgulhosos por serem dos poucos que sabem exprimir-se na língua de Cristo, e não estão dispostos a permitir que ela se extinga. "Ibla Jatita" é o "olá" com que as pessoas se saúdam, tal como Cristo aos seus apóstolos, nesta aldeia de casas de adobe e ruas estreitas, entalada entre duas montanhas e que parece parada no tempo. "O aramaico é um tesouro e, se aqui o perdermos, vai desaparecer do universo", disse Georget al Jalabi, que trabalha na livraria do antigo mosteiro de São Sérgio e São Baco, em Maalula.

O templo católico é um dos poucos lugares do planeta onde se pode escutar o "Pai Nosso" em aramaico. Esse é, porém, o único momento da liturgia, porque o restante se diz em árabe e é também nesta língua que estão escritas as bíblias ali usadas. A população de Maalula está contente por haver agora uma escola governamental que dá cursos de aramaico, o que permite às crianças e aos adultos estudarem a língua num centro académico.

A escola, inaugurada no Verão passado [2008], "é apenas o começo de um longo caminho para proteger a língua", assegura Anton Taglub, vendedor de cruzes e postais numa loja do mosteiro. No entanto, nesta e noutras lojas do vizinho mosteiro de Santa Tecla - localizado também entre as montanhas - não se pode encontrar em aramaico mais do que uma gravação dos cantos de Sexta-Feira Santa, embora estejam disponíveis manuais básicos de auto-aprendizagem de aramaico em espanhol, alemão, inglês e francês.

Uma língua que sobreviveu três mil anos graças ao isolamento dos seus falantes corre agora perigo, devido à globalização: "Dado o uso contínuo da internet e da televisão, os jovens começam a esquecer algumas palavras de aramaico", explica Mary Riad, guia no mosteiro de São Sérgio e São Baco. O antigo presidente da câmara da localidade, Azer Barquil, lembra que as novas gerações que querem ter acesso à teconologia avançada e conseguir uma boa carreira começaram nos últimos anos a abandonar Maalula em busca de uma vida mais moderna em Damasco.

"Mas insistimos em que, embora os nossos filhos saiam de Maalula, não devem esquecer o aramaico", defende Barquil. Ligando a palavra ao acto, Barquil assevera que os seus filhos se matricularão durante as férias do próximo Verão na nova escola de aramaico para melhorarem a língua.

O apego ao aramaico é igualmente visível entre a minoria muçulmana de Maalula, orgulhosa de falar a língua de Jesus (os muçulmanos veneram Cristo como um profeta). "Logo na infância aprendemos a falar o aramaico dos nossos pais. É a língua do nosso povo", afirma Mahmud Ali, que confessa gostar de ser "um muçulmano que fala a língua de Jesus". Segundo Barquil, se em Maalula os muçulmanos, 25 por cento da população, dominam o aramaico, nas duas outras localidades muçulmanas vizinhas, Yabadin e Sarja, todos os seus habitantes o falam perfeitamente.

Juntando as três localidades, eleva-se a 18.000 o número de falantes de aramaico sírios, quase os únicos do mundo que actualmente falam a língua de Jesus, juntamente com mais uns quantos - em total indeterminado - em Israel, no Irão e na Turquia.

Adaptado da LUSA/RTP
https://www.rtp.pt/noticias/cultura/aramaico-a-lingua-de-jesus-cristo-esta-em-risco-de-extincao_n165122

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A vida incrível do pai de António e Ricardo Costa (ou Babush e Babuló)

Da origem árabe dos Senhores da Maia

Quinta do Relógio: um passeio pelo romântico e o oriental