“A história exaltará aqueles que lutaram pela liberdade” - Samar Badawi

Samar Badawi, actualmente detida pelo regime saudita, escreveu esta carta para a prisão onde o marido, Waleed Abu al-Khair, cumpre uma pena de 15 anos pelo seu activismo em prol dos direitos humanos na Arábia Saudita.  Foi ele quem defendeu de início o caso de Raif Badawi, seu irmão, condenado por nada mais do que ter pensado e escrito em liberdade. Aqui se reproduz a carta de Samar, que é uma carta de louvor a quem luta pela liberdade, e de esperança no legado dos defensores de direitos humanos.

 “A história exaltará aqueles que lutaram pela liberdade” | Anistia Internacional


“Palavras não são suficientes para que eu consiga expressar todo o orgulho que sinto pelo meu marido. Todo o orgulho que sinto pelo homem que acreditou em mim e na minha causa quando eu estive presa. Como meu advogado, me defendeu e nunca me deixou sozinha para enfrentar aqueles que injustamente tentaram impor a sua autoridade patriarcal sobre mim, apenas porque sou uma mulher que ousa dizer o que pensa. Todos me viraram as costas com exceção do meu marido, que permaneceu ao meu lado contribuindo para a obtenção de justiça no meu caso.

Ele foi a minha força sempre que me senti fraquejar, foi a fonte da minha motivação e inspiração.
Me ensinou que uma pessoa nasce livre e que cabe apenas a si próprio viver em liberdade ou morrer tentando fazê-lo. A escravidão não tem lugar na vida, com a exceção única no que toca à fé em Deus, o único. Hoje, o meu marido vive em liberdade apesar de estar atrás das grades com os seus colegas Abdullah al-Hamid, Mohammad al-Qahtani e muitos outros ativistas que estão presos apenas por exercerem o seu direito à liberdade de expressão.

A minha vida com ele pode ser descrita como um livro maravilhoso: perseverança no título, lutas enchem as páginas, e liberdade no epílogo.

E aqui estou eu, meu amado marido, a usar o que aprendi no livro da nossa vida – pois serei sempre perseverante, determinada, enquanto estás atrás das grades. Vou continuar a lutar enquanto o meu coração bater, e jamais desistirei até que estejas de novo em nossa casa. Vou acreditar sempre na nossa liberdade, que tu passaste toda a tua vida a defender.

Atenta, meu querido marido, que é a tirania e a opressão que te puseram atrás das grades.

Na Arábia Saudita aqueles que decidiram governar em nome do Islã e da sharia [lei islâmica] tratam a jurisprudência como nada mais do que tinta no papel. Aqueles que dizem usar a religião para me proteger são os mesmos que me tiraram a proteção e a segurança, pois dentro do reino aqueles que devem servir a justiça decidiram que a opressão deve ser algo a celebrar.

Por isso, uma palavra para eles…

A todos os governantes e juízes que injustamente aprisionaram os livres, e escravizaram o povo, cuidado com o julgamento que receberão dos céus. Ai de vós que aterrorizaram os ofendidos por orgulho.

E aos meus conterrâneos sauditas digo que o meu marido foi preso para que vocês possam viver livres. Ele enfrentou os tiranos para defender os vossos direitos; fez frente aos seus opressores dizendo-lhes que não toleraria a sua repressão. Lembrem-se que a história não esquece, que exaltará aqueles que lutaram pela liberdade e lançará no esquecimento os que sucumbiram a uma vida de humilhação e de servidão.

As minhas últimas palavras são para a minha filha bebé, Joud. Não fiques triste porque nasceste enquanto o teu pai estava atrás das grades. Fica antes orgulhosa e levanta a cabeça, porque o mundo inteiro te inveja pelo pai que tens – mesmo se a sua pátria se virou contra ele.

O futuro espera que você continue a luta do seu pai e que, assim, o deixe ainda mais orgulhoso de você do que ele já é. Você vai crescer e ser um exemplo a seguir, em breve será conhecida como Joud, a livre; Joud, a desafiadora; Joud, a perseverante: Joud Waleed Abu al-Khair.

A tua mulher,
Samar Badawi”

A Anistia Internacional mantem ativa uma campanha em defesa da libertação de Raif Badawi, irmão de Samar, que foi condenado a dez anos de prisão e mil chicotadas pela sua atividade de fundador e gestor do fórum de discussão online “Liberais Sauditas” - https://anistia.org.br/historia-exaltara-aqueles-que-lutaram-pela-liberdade-carta-da-irma-de-badawi-para-uma-prisao-saudita/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A vida incrível do pai de António e Ricardo Costa (ou Babush e Babuló)

Da origem árabe dos Senhores da Maia

Quinta do Relógio: um passeio pelo romântico e o oriental